Entrevistamos os quatro brasileiros que irão representar o país na EVO jp

Entrevistamos Rang13, Klasfer, Jaca e JuninhoRAS, jogadores extremamente talentosos que irão representar o Brasil na EVO jp. […]

Estamos em contagem regressiva para a EVO Japão. A versão japonesa do maior evento de jogos de luta do mundo acontecerá nos dias 27, 28 e 29 desse mês, em Tóquio.

O Brasil está indo em peso, com quatro representantes que são extremamente letais em seus respectivos jogos: 

  • Rang13 – Guilty Gear: Strive
  • Klasfer – Under Night In-Birth 2
  • Jaca – Under Night In-Birth 2
  • JuninhoRAS – Street Fighter 6

Vale lembrar que Rang13 e Klasfer conseguiram financiar suas viagens através de campanhas e apoio coletivo da FGC.

O pulenao teve o prazer de trocar uma ideia com os quatro jogadores, que contaram pra gente com muita simpatia como andam as preparações e quais são os planos para o futuro.

Entrevista

O tempo tá passando rápido, num piscar de olhos já estaremos torcendo por vocês na EVO Japão. Como vocês estão se preparando para enfrentar esse desafio?

@Rang13: Estou jogando todos os dias nem que seja um pouco, anotando detalhes que às vezes esqueço e analisando replays dos jogadores que vou enfrentar. Mas acho que o treino de verdade vai ser quando eu chegar lá. Pra mim, a melhor forma de treinar sempre foi jogar com players mais fortes que eu. Como vou chegar com uma semana e pouco de antecedência, vou conseguir treinar bastante com vários players fortes de lá e sentir o ambiente.

@Klasfer:  Estou dividindo bem o tempo entre jogar sets, analisar replays (especialmente com o replay takeover do UNI2), e reservar um período pra descansar e refletir também, que é bem importante. Assim como o Rang, eu e o Jaca vamos chegar lá no japão pouco menos de uma semana antes do evento, então vai rolar muito treino também, pra ter um feel de como a galera joga por lá. Outro ponto importante: quase todo dia a gente tá lá no UNIBR, conversando e discutindo estratégias com a galera!

@Jaca: Tenho praticado tentando jogar um set por dia com jogadores fortes da minha região. O UNI2 foi lançado este ano, e por isso ainda é um jogo novo, com muitas mudanças da versão anterior. Por isso, tenho tentado entender o jogo e o lugar do meu personagem nele em um nível mais básico, para que eu possa ter uma noção de risco/recompensa forte nesse mundo novo.

@JuninhoRAS: Para preparação pra EVO estamos jogando todos os dias campeonatos e procurando evoluir sempre. Neste caso em especial o campeonato será no Ps5 então será necessário um treino na plataforma, ou mesmo um treino no pc mas com configurações diferentes, como 60hz. Fora que estaremos enfrentando os melhores jogadores do mundo, será um grande desafio.

Algum de vocês já participou de um offline estrangeiro? Como estão as expectativas?

@Rang13: É o meu primeiro torneio estrangeiro. O meu primeiro contato offline com players de fora foi no BC, então estou extremamente animado pra jogar com a galera do Japão. Algo que eu aprendi competindo foi sempre tentar jogar sem nenhuma expectativa pros eventos. Expectativa sobre posição só traz pressão, que afeta seu próprio jogo. Tô indo com o mental de aproveitar a experiência, absurdamente feliz, e dar meu máximo nessa oportunidade.

@Klasfer: Eu nunca viajei pra fora do país, então pra mim vai ser uma experiência nova…e honestamente, o nervosismo bate sempre que penso na viagem (haha) , mas por outro lado, eu já cheguei a tremer de expectativa de viajar lá pro outro lado do mundo e competir num torneio internacional, e mal posso esperar! Claro, se eu estou indo é pra vencer, mas a princípio eu vou lá com o objetivo de dar o meu melhor, e de mostrar pra galera do Japão que do outro lado do mundo também tem competição! Quem sabe consigo convencer um pessoal lá a passar um tempo aqui também…?

@Jaca: Já participei do Combo Breaker uma vez, e peguei 17º lugar. Apesar de ser uma colocação acima do meu seed na época, não me senti muito satisfeito com o resultado. Espero fazer melhor no Japão, agora que me considero um jogador de FG um pouco mais experiente.

@JuninhoRAS: Já joguei duas Capcom Cups e um campeonato nos EUA, que consegui ganhar. Sim, ainda estamos mais fracos que certas regiões, como NA, ainda estamos pequenos no quesito engajamento, mas estamos lutando para que isso mude e tenhamos mais players e espectadores. Pelo menos no SF6, estamos próximos de algumas regiões, como Europa, mas precisamos evoluir. O Japão é a região mais forte do mundo então será um grande desafio mas também uma oportunidade única de aprendizado.

Falando um pouco sobre minha experiência na Capcom Cup X, foi um evento incrível, onde consegui enfrentar jogadores de todas as regiões do mundo! Consegui vencer o jogador Rain pro (um dos melhores guiles do mundo) e o Garnet  (o dhalsim italiano com grandes resultados). Isso me motivou muito e mostrou que temos sim jogo para vencer em campeonatos de fora. Além disso, a experiência e amizades feitas com outros jogadores é algo sem preço! Espero participar mais vezes, vamos até chegar o mais longe possível!

A FGC brasileira não para de crescer. Como vocês enxergam o nível do Brasil em relação ao meta japonês?

@Rang13: É difícil dizer pois por mais que o Strive esteja sempre crescendo, ainda é um anime fighter e acaba que o cenário competitivo não é tão grande como poderia ser pelo fato da comunidade estar espalhada por tantos jogos diferentes. Isso faz com que sempre faltem alguns personagens pra treinar e vários para bater de frente com os melhores do internacional. Mas mesmo com essas adversidades, eu ainda consigo dizer que a gente tem um punhado de players no Strive que acho que conseguiriam dar jogo com essa galera. Infelizmente a maioria desses que eu estou falando não puderam ir no último BC que tivemos.

@Klasfer: Eu considero o Brasil muito forte no UNI, de verdade, mas comparar com a cena japonesa é sempre algo difícil. Quando o Brasil esbarra em outras cenas, como por exemplo quando o Jaca foi pro Combo Breaker em 2022, ou até mesmo agora no netplay do UNI2 com o rollback jogando com americanos, canadenses e etc, os resultados são sempre bem bons, e uma boa galera lá fora (inclusive alguns japoneses) admiram bastante a cena aqui do Brasil, então eu estaria mentindo se dissesse que minhas expectativas não estão altas pra umas lutas bem legais por lá! hehe

@Jaca: Fico feliz em ver a AFGC crescendo tanto, com grandes sucessos comerciais como GBVSR e principalmente GGST. Para o meu jogo principal, UNI, é sabido que o Japão é a região mais forte, e muitos jogadores que eu e outros consideramos o padrão de excelência são dessa região. Dito isto, acredito honestamente que o Brasil e as Américas em geral estão mais perto do que nunca desse nível, e espero poder mostrar isso na EVO jp.

@JuninhoRAS: No momento em SF6 no Brasil, poucos players estão próximos dos Japoneses. Se não me engano, na última estatística, enquanto tínhamos 10 players no nível legend, eles tinham 200 ou mais! Assim como aqui é a terra do futebol, lá é a terra do Street Fighter hahaha. Isso claro não deve desmotivar nossos jogadores, todos têm grande potencial de vencer e conseguir resultados.

Além dos torneios, a EVO Japão contará com setups de 2XKO, Hunter x Hunter: Nen x Impact e Fatal Fury: City of the Wolves. Algum desses novos títulos despertam o interesse de vocês?

@Rang13: Eu sempre fico animado pra testar novos jogos de luta. Todos esses 3 jogos me animaram de pelo menos dar uma brincada casualmente, mas o que mais me chamou a atenção (como acho que é com todo mundo) é o 2XKO, o jogo parece ter uma equipe incrível por trás, uma empresa gigante pra dar suporte e a grande inovação de ser free to play também, impossível não ficar animado pra esse jogo.

@Klasfer: O Projec-digo, 2XKO já vinha interessando a todo mundo tem um tempo, então claro que eu vou aproveitar pra testar ele lá! Mas além disso, pra quem não sabe, eu e o Jaca ambos somos enormes fãs de Hunter x Hunter (e inclusive já fizemos watch party no UNIBR haha) e estávamos olhando bem de perto quando começaram a sair os rumores de um jogo de luta da série; com certeza vamos brincar no Nen x Impact lá também! O Fatal Fury eu achei bonito, mas apesar de ter jogador Garou no passado, não olhei muito a fundo sobre ele ainda, então não sei dizer.

@Jaca: Pretendo jogar todos! Mas principalmente 2XKO e Hunter x Hunter: Nen x Impact. Apesar de nunca ter jogado League of Legends e não saber nada do universo de Runeterra, 2XKO parece que vai inovar bastante o gênero de jogo de luta. Como sou um grande fã de Hunter x Hunter, quero muito explorar esse jogo na EVO jp, já que sabemos poucos detalhes sobre ele.

@JuninhoRAS: Estou muito interessado no 2XKO, pois será um jogo de luta totalmente focado nos e-sports e completamente free to play, ou seja, terá uma comunidade massiva. Além dos investimentos e propaganda já esperados, esse jogo pode ser o divisor de águas para trazer os fighting games para o mainstream. Me preocupa um pouco o jogo ser 2 vs 2 pois é difícil de balancear e normalmente termina em combos infinitos hahaha, mas tenho certeza que estão fazendo um grande trabalho e estamos muito ansiosos pelo jogo.

Quais são os planos futuros de vocês depois da EVO jp? Pretendem viajar mais vezes esse ano?

@Rang13: Na verdade eu estou planejando viajar também para a EVO dos EUA esse ano ainda, caso eu consiga resolver os problemas de visto que todo BR sofre… Existem alguns eventos na Europa que eu estou de olho também caso não dê pra ir pros EUA, já que a cena de Strive por lá também é muito forte.

@Klasfer: Hmm honestamente não sei, viajar pra outros cantos do Brasil com certeza, mas campeonatos lá fora é difícil dizer. Dificilmente eu irei pra EVO por questões de visto principalmente, mas sem estragar muito a surpresa, nós já temos um jogador que tá com passagens compradas pra ir lá tocar o terror!

@Jaca: Não tenho grandes planos depois da EVO Japão, já que pretendo começar o meu doutorado este ano. Nesse sentido, essa viagem pode ser um “último suspiro” meu, pelo menos por um tempo. Dito isso, viajar com amigos para conhecer lugares novos e competir é algo que espero continuar fazendo sempre.

@JuninhoRAS: A 2Game, empresa que está me patrocinando, tem grandes planos para FGC BR. Então aguardem, pois posso acabar sim indo para outros eventos na Europa e Estados Unidos, eu estou preparado e ansioso para participar!

Para encerrar, gostariam de mandar alguma mensagem para a galera? Estaremos na torcida! 

@Rang13: Só agradecer a comunidade como um todo mais uma vez. Essa viagem só foi possível porque todo mundo ajudou na arrecadação e na divulgação dela, além das pessoas internas da comunidade do Strive que me ajudaram em um monte de coisa sobre a organização da viagem em si, já que é a primeira vez que eu vou sair do Brasil. Mandar um salve especial sempre pro Zate também que é um dos pilares de várias cenas de vários jogos diferentes aqui no BR, incluindo Strive. E por fim, agradecer a todos que estiverem torcendo de casa e mandando forças.

@Klasfer: Te falar que até agora, com pouco menos de um mês pra viagem, ainda é difícil acreditar que realmente tá acontecendo! 

Imensa gratidão como sempre pra toda a galera que apoiou e que tornou tudo isso possível, inclusive os manos Rang e o Zate que me convenceram e apoiaram a ideia, o mano Jaca por simplesmente bater o pé e falar “se você vai, eu vou” como um absoluto maluco, mas que acabou me deixando muito mais tranquilo por não ter que fazer essa viagem sozinho (apesar de que eu vou ficar com o Rang lá também!) e, claro, toda a galera do Under Night Brasil, porque eu não estaria onde eu estou hoje sem toda a galera e todas as amizades que fiz por lá!

E pra todos e todas que torcem por mim, eu vou fazer o máximo pra entregar tudo que tenho lá e mais! 110% no brakes rapaziada, é isso!

@Jaca: Acho que não preciso nem falar, mas gostaria de ver uma torcida digna do brasileiro, cheia de ânimo, memes e principalmente, copypastas. Também gostaria de ver mais representação brasileira em eventos estrangeiros futuros.

@JuninhoRAS: Agradeço pelo espaço da entrevista para falarmos um pouco sobre fighting games e também a todos os brasileiros que estarão torcendo por nós nessa EVO. Será um evento de desafios e aprendizado que certamente traremos de volta para os jogadores brasileiros, deixando a cena mais forte!

Mais do Não Pule